Você está querendo instalar um sistema de Câmeras de Segurança CFTV em Campinas ou região, mas não sabe por onde começar?
Abaixo, tentaremos, de forma simples, explicar cada item de um circuito.
DVR Stand Alone:
Trata-se de um gravador de vídeo digital, que se utiliza de um hardware dedicado para a gravação de imagens geradas pelas câmeras de CFTV.
Existem vários tipos de Stand Alone no mercado, sendo os mais comuns os de 4, 8 16 e 32 canais.
Esse aparelho dispensa qualquer interação com um computador para funcionar, ele trabalha individualmente e é hoje uma das opções mais práticas para a instalação de CFTV.
Vantagens: Facilidade na instalação, robustez, facilidade de manuseio
Placa de Captura DVR:
É uma opção disponível para quem prefere utilizar o próprio computador para a gravação das imagens. Existe hoje uma gama razoável de marcas e tipos de placa de captura, que na maior parte dos casos utilizam slot PCI ou PCI Express do computador.
Por ser fácil de encontrar e ter o custo baixo nas placas mais simples, é uma boa opção para que quer um CFTV mais simples, normalmente usado em CFTVs domésticos.
Vantagens: baixo custo para projetos pequenos, boas opções no mercado
Mini-câmeras:
É a câmera mais usada em sistemas de CFTV simples. Atualmente facilmente encontradas com 420L ou 480L, proporcionam boa qualidade de imagem para um projeto de monitoramento, sendo que seu foco principal é monitorar um ambiente de forma superficial, pois dependendo de seu posicionamento de instalação, fica difícil fazer um reconhecimento facial ou a identificação de uma placa, por exemplo.
Vantagens: baixo custo, boa qualidade para monitoramento, tamanho
Câmeras com infravermelho:
São câmeras capazes de gerar imagens mesmo com escuridão total. Geralmente são instaladas em locais com baixa luminosidade ou luminosidade nula. Ao ativar os LEDs de infravermelho, a imagem é modificada automaticamente para PB, favorecendo a visualização com pouca luz.
Vantagens: imagem em qualquer nivel de luminosidade
Câmeras profissionais:
Geralmente usadas para projetos que exijam melhor qualidade de imagem, como por exemplo bancos e lotéricas.
Além de maior qualidade de imagem, geralmente possuem lentes varifocais, que podem ser ajustadas para diversas situações, por exemplo, focar em uma placa de veículo, o rosto de pessoas que entram por determinada porta, etc. Ou poderá também ser ajustada para capturar a imagem de uma sala toda, bastando executar a regulagem da lente.
Vantagens: ótima qualidade de imagem, flexibilidade da lente
Câmeras IP:
Sem dúvida, é a que possui melhor qualidade e recurso de todas. Uma câmera IP de topo de linha pode chegar a mais de 16 megapixel de resolução, gerando imagens de qualidade impressionante. Existem boas câmeras IP com bom custo beneficio no mercado.
A grande vantagem da câmera IP de alta resolução, é o fato de que apenas uma câmera, muitas vezes cobre todo um perímetro que precisaríamos de muitas câmeras analógicas para ter a mesma cobertura, fazendo com que assim, o custo da instalação e custo de material seja diminuído.
Vantagens: Sistema digital, flexibilidade, qualidade de imagem